quinta-feira, 16 de junho de 2011

123 Tecnicas de Psicoterapia Relacional Sistêmica

123 Tecnicas de Psicoterapia Relacional Sistêmica
Autor: Solange Rosset
Colaboradoras: Luana Herek, Nadia Fontanella e TAIS FITTIPALDI BERGSTEIN

Colaborar na escrita deste livro foi uma experiência gratificante na ocasião(2004).
Estava quase concluindo minha formação em Sistêmica com a autora ( Solange Rosset) quando inesperadamente fui chamada, juntamente com mais duas psicólogas (Luana e Nádia), para desenvolver o grande rol de tecnicas que havíamos experienciado no decorrer do curso.
A Solange tem um jeito especial de trabalhar...ela dá autonomia , supervisiona e orienta com uma clareza que lhe é peculiar. Não há como não aprender com ela!
Quando estamos aprendendo, aparece  uma necessidade de anotar tudo que o mestre fala...e junto uma preocupação de saber fazer igual...mas a medida que vamos nos trabalhando, começamos  a "soltar " as ansiedades e a entrar na técnica enquanto sujeito. Isto sim nos proporciona Aprendizagem!
Este livro ajuda neste sentido: com a técnica escrita para rever quando necessário ( na formação recebemos muita informação), é so consultá-la e relembrar a experiência vivida.
Para àqueles que trabalham com psicoterapia um livro de técnicas é muito importante. Elas podem ser usadas como instrumentos úteis para atingirem os objetivos e focos do processo, desde que usadas com moderação, clareza de intenção e objetividade.

Este livro está à venda através da Editora Sol -  www.editorasol.com.br
contato:  editorasol@editorasol.com.br) fone (41) 3335-5087 e nas grandes livrarias.

Um comentário:

  1. Tenho o livro e achei-o fantástico. Não me lembro de nenhuma vez onde precisei de uma tecnica para ajudar em um processo que não tenha encontrado. Parabéns: prático, objetivo, inovador. Obrigada, Celia Fontes- SP

    ResponderExcluir