sábado, 23 de julho de 2011

Resposta aos questionamentos sobre A Felicidade


Recebi várias questões relativas à postagem da semana passada (A Felicidade e Padrões de pensamento e de destino).
A maioria das pessoas têm uma compreensão mas se perguntam: “Como fazer para lidar com esses processos familiares, os quais nos fazem sempre retornar àquele padrão de infelicidade”?
         Primeiro faz-se necessário checar se este é o caso...pois nem sempre este padrão prevalece nas  famílias -  importante reconhecer isto.
Depois precisamos tomar consciência de que tudo em nossas vidas são escolhas que fazemos e a responsabilidade sobre isso também é nossa.
         A tomada de consciência que temos das nossas escolhas pode ser total ou parcial. Então, ao questionamento feito, digo que o processo terapêutico tem como objetivo auxiliar nesta tomada de consciência de seu funcionamento e suas dificuldades.
        O terapeuta juntamente com o cliente que busca esta mudança, desenvolverá um programa para que as mudanças ocorram.
As etapas seriam:
·        Tomada de consciência das escolhas (ou clareá-la apenas...)
·        Realizar aprendizagens visando a mudança
·        Colocar em prática na sua vida
Desta forma, o cliente poderá treinar novos comportamentos, respostas, atitudes, sentimentos.
Na forma sistêmica de trabalhar, não buscamos os “porquês”, onde acredita-se que se encontrarmos as causas teremos controle sobre os resultados. Não...definitivamente não...!
Sistemicamente falando (que é a minha linha de atuação) o foco é enxergar Como e O Que está acorrendo, logo o “olharnão é sobre o passado  (onde busca-se encontrar causas, culpados etc...).
O foco é no presente, percebendo quem está envolvido no problema, de que modo, e como os padrões de relacionamento atuam.
Desta forma, o terapeuta sistêmico busca alternativas diferentes de funcionamento, proporcionando mudanças.
O mais importante são as mudanças e não as explicações e compreensões.
         De grande ajuda também, posso mencionar a Constelaçao Familiar Sistêmica, onde trabalha-se com as forças que se mostram no sistema, na família, orientadas para a solução.Então, depende do cliente estar preparado e também ser capaz de aderir a esse movimento e completar aquilo que se mostra como solução. É uma terapia breve, um trabalho de amor e de muito respeito pelo que se apresenta no sistema do cliente.     
                 


Finalizando, gostaria de citar algo que um Rabino escreveu:
Quem dispõe de muito de si, não apenas dos paladares adocicados, mas quem faz uso das fantásticas especiarias da vida, mesmo do amargo, esse desenvolve um senso de que tem tudo dentro de si. Apropriar-se e responsabilizar-se pela vida é o que nos disponibiliza o recurso de todos os recursos, que é a fé na existência de recursos (para tudo). N.B.

3 comentários:

  1. Amiga, adorei a mensagem. Espero poder ter este aprendizado também! Bjs... Sabrina.

    ResponderExcluir
  2. Sabrina...quanto tempo! Obrigada pela mensagem. bjs

    ResponderExcluir
  3. Queria ter conhecido esse Rabino!! Em tempo, esse espaço está cada vez melhor minha amiga! Um beijo com carinho.

    ResponderExcluir