domingo, 21 de outubro de 2012

A intensidade do amor


 O amor vivifica, o amor cria, o amor cura.

Amar é anular a si próprio.É eliminar o ego, é fustigar o ego, é anular o ego. Só esse tipo de amor consegue dar vida ao próximo, criar e curar o outro.

A pessoa egoísta, que só sente afeição pelo seu próprio filho, não pode cuidar dos filhos alheios.

Se alguém pretende educar os demais, precisa ter essa decisão.

Há quem vivifique o outro por amor, e há quem destrua o outro por amor, tirando-lhe a liberdade por apegar-se a esse amor.

O amor não é algo doce. O que é doce é a concupiscência. O amor verdadeiro é algo muto mais severo. Quando deixar de ser severo, o amor servirá apenas de motivo para mimar e perverter o outro.

Entretanto o amor não é apenas severidade. Aquele que, sem sentir amor, diz que ama com severidade só para disfarçar a própria frieza não passa de um abominável vigarista.

Amar é abandonar o ego, Aquele que abandona a si próprio é severo e, ao mesmo tempo, sente que o eu e o outro são um, anulando-se o ego - eis o que é o amor.

A intensidade do amor não pode ser medida pela gentileza aparente. A intensidade do amor se mede pelo grau de desprendimento do ego.
A verdade da vida - volume 36 - Masaharu Taniguchi

**********
Texto duro...e nos mostra algumas artimanhas das quais somos vítimas ...
Como transcender?
A memória coletiva é a matéria-prima com que se nutre o nosso pequeno eu. Esta, é como se fosse o disco rígido já instalado num computador. Além dessa matéria, acrescentamos-lhe todos os nossos pensamentos soltos, desregrados, que captam toda a contaminação pensante do ambiente planetário, recriando essa pseudo- realidade moldada nas impressões mais profundas do nosso Id; esse Id que é a razão da nossa existência, foi isso que viemos fortalecer, elevar a outro grau de vibração, em suma, transcender.
O desconhecimento é a alcova onde se geram todas as nossas dores, sofrimentos, dependências, frustrações, doenças, tristezas, mágoas…em suma, a infelicidade.
A qualidade dos nossos pensamentos são a causa e o efeito do nosso grau de desenvolvimento consciencial, do bom e do menos bom. A distração contínua do dia-a-dia é o que impede a consciência de crescer, de se expandir, de amadurecer. Apela-se à interiorização, à concentração no positivo, no elevado, na saúde, na alegria, na aceitação pela compreensão.

E como transcender? 
A meditação pode ser o início de tudo...juntamente com a coragem da busca interior.
Taís

4 comentários:

  1. Querida Tais, li seu texto de hoje.Adorei,apesar de achar que amor como descrito "SÓ de DEUS"!!! Complicado lidar com sentimentos!!! Tenha um excelente domingo! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Tais ! Texto bem interessante para refletir profundamente.

    ResponderExcluir
  3. Queria saber! O amor intenso pode suprir o sexo em algum momento?

    ResponderExcluir
  4. Olá obrigada pela sua participação em meu blog.
    Se existe o Amor Intenso, existe o culto ao Eu Verdadeiro Interior...e, se existe este culto ,em alguns momentos poderá sim o amor intenso substituir o sexo.
    Quem pratica o culto ao Eu Interior e Verdadeiro não é escravo de seus desejos. Eles poderão realizar-se...porem sem essa escravidão.
    Espero ter respondido sua pergunta. Obrigada

    ResponderExcluir